terça-feira, 5 de julho de 2011

CUIDA SIM, MAS COM CUIDADO




A primeira vez foi no hospital eu tinha acabado de ter o meu filho mas como além da cirurgia de cessaria fiz a laqueadura das trompas, a dor era mais que insuportável, eu mal conseguia me mexer na cama do hospital.

Minha mãe chegou e me levou ao banheiro para tomar um banho, mas cada movimento que eu fazia era uma dor insuportável, algumas roupas minhas se encontravam sujas de sangue, e me lembro que minha mãe na intenção de me ajudar, pedia para segurar minhas roupas para que eu entrasse de baixo do chuveiro.

Eu nunca me esqueci dessa sena se eu fechar os olhos posso ver em câmera lenta:

Ela já vinha com suas mãos e cheia de inocência, quando de repente eu dei um grito e disse:

_NÃO MÃE, e joguei as roupas para bem longe.

Ela ficou ali estática sem acreditar naquela cena, olhando dentro dos meus olhos, com certeza não entendeu nada;

Eu preferir jogar as roupas no chão do que ela segurar?!? ,

Reparei a sua cara de decepção, e me lembro que meu coração ficou pequeno com isso, pois não pude explicar, o por que daquela minha reação.

Mas a verdade é que só se faziam uns 5 messes, que eu estava convivendo com o vírus do HIV, me sentia uma cobra cheia de veneno, me senti culpada por coloca-la em risco, nossa me senti desolada, querendo abraça-la e pedir desculpas. Mas com medo.

E hoje, depois de quase três anos, cortei o pé com um caco de vidro, e meu pé se banhou de sangue, e lá veio ela correndo com esparadrapos, polvedine, algodão e tudo que tinha direito e dizia:

_Deixe eu limpar deixe eu limpar, meu Deus quanto sangue”
E mais uma vez a cena se repete, ela se agachou e falou:

_Deixe-me ver isso, com os olhos assustados, e fixos aos meus.
E eu dizendo:

_ Não mãe, eu me viro deixa, deixa que eu dou jeito.

Ela me perguntou, por que você não deixa eu cuidar disso? sem entender nada

E eu olhando dentro dos seus olhos só pude encher os olhos de lagrimas, e mais uma vez vi meu coração sumir de tão pequeno que ficou,e a frase:

” Por que tenho HIV”, você até pode fazer isso, mas tem que tomar cuidado" veio em minha boca, ficou na ponta da língua mas o silêncio tomou a sena.

E a sensação de que eu era mal agradecida, foi a que ficou no ar, mais uma vez.

E ela ali tentando fazer algo, e indo toda hora com suas mãos e eu empurrando, desesperada com medo dela encostar, olhando para o chão procurando pingos de sangue e limpando um por um, pulando com um pé só pela casa inteira, e ela correndo atrás de mim e dizendo:

_Deixa disso menina, eu limpo depois, vamos ver esse pé.

A verdade é que me sinto mal toda vez que me machuco. Sei que não se passa fácil assim, tem um pouco de paranoia nisso tudo, mas...

Ai é que está não temos culpa essas coisas acontece, mas a sensação é que não temos o direito de passar por isso, sei que é ridículo isso tudo falta costume, se todos soubessem , sei que ninguém iria que nem uns loucos para acudir.

Iriam me ajudar sim, mas com luvas, com um cuidado maior, e era isso que eu queria, ser cuidada, mas com cuidado...

É difícil viver omitindo verdades, e magoando as pessoas, sem querer, mas para protege-las...

E será que é melhor assim? acho que é, acho que a decepção da verdade, machucaria bem mais.

É difícil...



Paula de Paula.

4 comentários:

  1. Realmente td isso é muito difícil,mas tenha a certeza de uma coisa vc só teve contar para quem realmente vai te ajudar.Não se culpe.

    ResponderExcluir
  2. Por que não divide isso... tanta culpa, tanta dor

    ResponderExcluir
  3. voce passa muito bem o rcado da maioria dos soros O MEDO parabens miga

    ResponderExcluir
  4. Olha é isso que mim intristece quando faço a barba que fica um pouco machucado e meu filho vem correndo para me abraçar , e eu ter que fazer de conta que não vi, minda vontade de chorar!! pq esse virus é assim. mais sigo em frente pedindo à Deus.

    ResponderExcluir